Por que a empresa fatura, mas não gera lucro?



Faturamento x Lucro

O faturamento é considerado o valor total das vendas de uma empresa. Ou seja, a soma dos valores recebidos com a comercialização de seus produtos ou prestação de serviço.

Já o lucro, é o valor que sobra após a empresa deduzir todas as despesas e custos. Isto é, o valor das receitas menos os custos com a produção, folha de pagamento, impostos, entre outros.

Ou seja, não adianta vender muito se os valores obtidos por meio da comercialização não forem suficientes para sustentar a operação do negócio.

Isso também está relacionado com a correta precificação dos produtos e serviços e com a eficiência gerencial para manter os gastos dentro de parâmetros que permitam que a empresa seja sustentável ao longo do tempo.


O que são custos fixos e custos variáveis?

No intuito de aumentar a lucratividade de uma empresa, é fundamental compreender a diferença entre os custos fixos e variáveis.

Em linhas gerais, um custo variável muda de acordo com a quantidade produzida, enquanto um custo fixo permanece o mesmo, não importa o volume de produção que uma empresa tenha.

O custo variável está associado à quantidade de bens ou serviços que produz. Portanto, ele aumenta e diminui com o volume de produção. Quando a quantidade cresce, os custos variáveis ​​acompanham. O mesmo vale caso haja uma diminuição.

Esses custos são diferentes, dependendo do tipo da indústria. Por isso, não devemos comparar os custos variáveis de um fabricante de automóveis com os de uma empresa de eletrodomésticos ou de outro setor.


Custos fixos

Já os custos fixos, ao contrário, não variam com o volume de produção. Permanecem constantes, mesmo que nenhum produto ou serviço seja produzido. Dessa forma, eles não podem ser evitados.

Quanto mais custos fixos uma empresa tiver, mais faturamento ela precisa para equilibrar suas contas. Os exemplos mais comuns de custos fixos incluem pagamentos de aluguel e locação, utilidades, seguros e salários da equipe.


Resultados

A correta administração desses custos tem impactos diretos no planejamento financeiro e, consequentemente, nas margens de um negócio. Então, quando você se perguntar por que a empresa fatura, mas não gera lucro, o gerenciamento dos custos pode estar na raiz do problema.

Instituições que vendem bem, mas não oferecem dividendos aos seus acionistas e nem caixa para reinvestimentos, certamente gastam mais do que deveriam para manter a operação.

Logo MVD White.png
  • Facebook
  • Instagram

© 2021 created by MVD Enterprises. 

Hours of operation 

Mon-Fri: 10AM to 4PM

contact us

665 Salem St Ste 210

Malden, MA 02148

 

contact@mvdenterprises.com

(857) 301-2752 / (781) 605- 2858